Antônio Augusto de Queiroz – Formado em Jornalismo, Diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP –, faz o acompanhamento e a análise dos trabalhos do Congresso Nacional há mais de 30 anos. É sócio fundador da Queiroz Assessoria Parlamentar e Sindical.

 

Participa como colunista regular das revistas "Teoria e Debate", "Debate Sindical" e dos portais eletrônicos "Brasil em Tempo Real" e "Congresso em Foco". É autor de livros e publicações como: "Por dentro do governo - como funciona a máquina pública", "Por dentro do processo decisório – como se fazem as leis", "Perfil, Propostas e Perspectivas do Governo Dilma", "Quem Foi Quem na Constituinte", da série "Cabeças do Congresso Nacional" - pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes, "Movimento Sindical – passado, presente e futuro", "Eleição Municipal - Manual do Candidato", "Eleições Gerais: orientação a candidatos e eleitores" e "Radiografia do Novo Congresso", dentre outros.

 

Foi diretor do Centro de Acompanhamento da Constituinte (CEAC) da Universidade de Brasília e professor convidado para os cursos de Assessoria Parlamentar e Marketing Político também da Universidade de Brasília – UnB. Professor convidado para o curso de pós-graduação de Assessoria e Consultoria Parlamentar da UniDF, e instrutor do "Curso Avançado de Relações Institucionais" promovido pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento.

 

Elaborou para o Banco Mundial, em parceria com a cientista política Laura Frade e a socióloga Maria Lúcia de Santana Braga, estudo sobre as bancadas federais, estaduais e municipais da área de saúde. Foi palestrante no Fórum Empresarial The Economic, coordenado pelo cientista político Alexandre de Barros. Proferiu mais de 200 palestras sobre tendências políticas, Congresso Nacional, legislação trabalhista e previdenciária, servidores públicos e processo legislativo, entre outros temas de conjuntura política.